Problema com o Java, Silverlight e outros plugins no Google Chrome

A Google lançou uma atualização do seu navegador Chrome no passado mês de Abril que trouxe a versão do navegador para 42.

Com ele vem a segunda fase de uma grande mudança, em relação à forma como os plugins são tratados pelo browser.

Ficamos a saber que o Google tomou a decisão de eliminar gradualmente os chamados "plugins NPAPI" no navegador Chrome e Chromium este ano.

Os "plugins NPAPI" usam uma API antiga do tempo do Netscape. Java, Silverlight e outras tecnologias populares usar essa API para integrar os seus plugins em navegadores como o Chrome ou Firefox.

Por este motivo alguns dos back-offices da Fastluza deixaram de poder fazer a opção "multi-upload", que usa Silverlight, que permite carregar vários ficheiros de uma só vez para o site.

O Google Chrome suporta uma nova API, chamada PPAPI, que não é afetada por estas alterações. O Adobe Flash usa a nova API no Chrome, por exemplo.

A Google, numa primeira fase, bloqueou apenas a execução destes plugins, mas permitia que os utilizadores os pudessem no navegador.

Esta opção direta já foi removida na fase dois, nesta última versão.

Os utilizadores do Chrome podem ainda ultrapassar este problema do bloqueio dos plugins no Chrome da seguinte forma:

1. Abra o Chrome
2. Na barra de endereço, escreva: chrome://flags/#enable-npapi
3. Dê enter
4. Ao abrir a página, conforme vemos na imagem, devem identificar o cabeçalho "Activar a NPAPI" e escolher a opção ativar.
5. Reiniciar o browser (há um botão para esse efeito no final da página)

Assim, todos os plugins NPAPI instalados no Chrome voltam a ficar disponíveis novamente, embora tenham que voltar a ser autorizados, como vinha a acontecer nos últimos tempos.

Pronto para saber mais?

Suporte
crossmenuchevron-up linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram